Novo Modelo

A partir de agora os casos clínicos serão organizados por categorias em "marcadores". Basta fazer a busca ou clicar nos links para que sejam exibidos todos os posts que foram marcados pelos redatores como pertencendo a uma categoria. As categorias principais serão Propedêutica 1, Propedêutica 2, Semiologia 1, Semiologia 2 e Casos Clínicos. Também poderão ser buscados pelo assunto das aulas.


Monitores 2013.2

sábado, 30 de novembro de 2013

PROPEDEUTICA I : CABEÇA E PESCOÇO

CASO CLÍNICO

ID: F.B.S 22 anos, caucasiano, masculino, solteiro, natural e residente da região metropolitana de curitiba.

QP: dor de pescoço

HMA: dor de inicio ontem, na porção anterior do pescoço, lateral (e nao central que pode ser de laringe por tosse) de media intensidade, constante em pontada. piora quando engole, alivia com agua gelada. associado a febre, tosse por vezes produtiva, calafrios (significam bacteremia) e catarro. tambem associa-se a dor lombar bilateral. nega diarreia, vomitos e alterações urinarias.

HMP: amigdalite de repetição, 3 casos por ano desde a infancia. nega HAS, DM, transfusões, internamentos, cirurgias, alergias.

HMF: nada relevante

CHV: fumante, alcoolismo social eventualmente exacerbado. nega uso de substancias.

ExF: Temp: 38,3 FR: 18 FC: 88 SatO2 99%
BEG, LOTE, eupneico, anicterico, hidratado, febril.
mucosa palpebral corada, linfonodomegalia dolorosa a esquerda, submandibular. oroscopia com pontos purulentos em amigdalas, sem placas purulentas, amigdalas discretamente aumentadas, ausencia de petequias em palato.
MV+ bilateral sim SRA, BCRNF SS
abdome flacido indolor, sem massas palpaveis e visceromegalias.

Qual o foco infeccioso?
Qual o agente infeccioso mais comum? Quais os 3 de otite e  6 de pneumonia?
Qual o nome da sindrome que é semelhante a essa infecção? como diferenciar?
Como medicar? Faz antibiotico e como saber se faz? Considerando que ninguem nunca morreu dessa doença. qual seria a função do antibiotico?
qual antibiotico usar para este caso? Qual para otite? qual para pneumonia?

Um comentário:

  1. RESPOSTAS:
    Qual o foco infeccioso?

    amigdalas. quase enquadrando-se nos criterios de sepse. lembrando que nesse caso os criterios de sepse nao tem valor.

    Qual o agente infeccioso mais comum? Quais os 3 de otite e 6 de pneumonia?

    streptococus piogenes beta hemolitico do grupo A. Apesar de conhecer o grupo A ser irrelevante, conhecer que é piogenes e que é beta hemolitico tem suas utilidades.

    Otite costuma ser representada por:
    pneumococo
    haemophilus influenzae
    moraxella catarrhalis

    pneumonia por:
    pneumococo
    haemophilus influenzae
    moraxella catarrhalis
    Chlamidofila pneumonie
    klebsiela pneumonie
    mycoplasma pneumonie

    os 3 primeiros representam 75% dos casos, as pneumonias tipicas. os 3 ultimos responsaveis por 25% dos casos sendo as chamadas pneumonias de patogenos atipicos.lembrando que a clinica nao é confiavel para diferenciar os tipos.

    Qual o nome da sindrome que é semelhante a essa infecção? como diferenciar?

    monolike. outras infeccções costumam fazer linfonodomegalia em locais incomuns como retroauricular, hash cutaneo e hepatoesplenomegalia.

    Como medicar? Faz antibiotico e como saber se faz? Considerando que ninguem nunca morreu dessa doença. qual seria a função do antibiotico?
    qual antibiotico usar para este caso? Qual para otite? qual para pneumonia?

    deve-se aliviar os sintomas com antiinflamatorio e anagesico associados. nao existe diferença entre antiinflamatorios, portanto a sugestão é o uso de diclofenaco ou ibuprofeno devido a serem disponiveis no sus e de baixo custo. paracetamol ou dipirona sao tambem boas escolhas.
    para determinar se deve ser usado o antibiotico deve-se utilizar os criterios de conte:
    FALE - febre alta, ausencia de outros sintomas, linfonodomegalia, exsudato.
    0 = 2,5% de ser bacteriano
    1 = 6% de ser bacteriano
    2 = 12%
    3 = 33%
    4 = 56%

    neste caso existe tosse, portanto somam-se 3 pontos 33%. o indicado é que use-se antibiotico apartir de 3 pontos. menos do que 3 deve-se fazer cultura (so que nao é feito) ou observar a evolução.
    perceba que mesmo com 4 pontos a infecção tem apenas 56% de chance de ser causada por bacteria!
    ninguem morre de amigdalite, porem ela pode causar molestia reumatica, nefrite pós streptococica e abcesso amigdaliano. portanto devemos tratar para evitar essas complicações.
    neste caso o patogeno é SEMPRE gram + e devemos usar amoxacilina ou benzilpenicilina. a segunda escolha mostrou-se mais confiavel devido a garantia de dose completa. em casos de falha outras bacterias da região podem ser produtores de betalactamase, portanto o uso de um inibidor como o clavulonato é indicado.
    azitromicina nao deve ser utilizado, pois a resistencia é atualmente de 50%.
    para otite e pneumonia devemos utilizar antibiotico capaz de atuar em todas aquelas bacterias supracitadas. as moraxellas são gram negativas e tendem a ser resistentes a penicilina e haemophilus é gram negativo, portanto é necessário um antibiotico para ambas. das atipicas apenas a klebsiela tende a fazer infecções graves e é gram negativa.
    portanto para ambos os casos amoxacilina com clavulonato, ceftriaxona, levofloxacino ou moxifloxacino são todas opções validas entre outras. apesar do uso racional de antibioticos indicar que devemos guardar as duas ultimas opções para pacientes graves.

    ResponderExcluir